quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Nossa história

A Escola Municipal Professora  Josefa Botelho fica situada a Rua  Manoel Congo, nº 318, vila de Ponta Negra, Natal /RN. Foi inaugurada  em  15 de abril de 1995 e autorizada em de abril do mesmo ano.
Iniciou com 05 turmas  de Educação Infantil (CMEI) nos turnos matutino e vespertino, tendo como gestora a Professora Josemary Lety de Carvalho .
Passou por diversas reformas, e gradativamente foi introduzido os primeiros anos do Ensino Fundamental e atualmente funciona com 10 turmas, no turno matutino de 1º ao 4º ano, no vespertino, também com 10 turmas, de 5º ao 7º ano e no noturno, com 04 turmas de EJA e 02 turmas de PRO JOVEM.
 Em 2010, foram  matriculados:
1ºano A - 23 - Profª Wilma Carla N. de A. Souza
1º ano B – 24 - Profª Acenaite da Silva de Almeida
2º Ano A - 27 - Profª Gerlane Fernandes da S. Felix
2º Ano B - 25 - Profª Janeide Medeiros de Almeida
2º Ano C - 25 - Profª Débora Oliveira Chiavone
3º Ano A - 29 - Profª Rejane Araujo da Silva Monteiro
3º Ano B - 30 - Profª Iza Pereira
4º Ano A - 33 - Mª do Rosário A. Dias
4º Ano B - 24 - Jucivalda da Trindade
4º Ano C - 33 - Joana D'arc
Ed. Art.           -Eliane Agra  Falção Leal
Ed. Fís.           - Edeilson  Matias da Silva
5º ano A - 24 -Janka Chaplinska B. da Costa
5º Ano B - 24 - Rosangêla
5º Ano C - 32 -  Edleusa Oliveira de A. Fernandes
5º Ano D - 33 - Nilo Pereira da Silva
5º Ano E - 33 - Taise de Albuquerque Barreto
EJA     I   - 19 -  Maria Lúzia Fidelis da Silva
EJA   II  -  31  - João Maria Mendonça de Moura
EJA III  -  30
EJA IV  -   28
Disciplinas de 6º e 7º Anos: Vespertino
6º Ano A - 33

6º Ano B - 35
6º Ano C - 25
7º Ano A - 34
7º Ano B - 34
Português          -Magda Gurgel M. Câmara
                            -Maria José
 Matemática      - Elieser Ferreira de Brito
                            -Ivanaldo Martins da Fonseca
Ciências              - Maria da Conceição M. Ferreira
História               - Dalila Antunes dos S. Costa
                             - Valnei
Geografia           - Dalila Antunes dos S. Costa
Inglês                  - Caline Genise de O. Lima
Artes                 - Martha Regina da S. C. Gurgel
                             -Márcia Le Sénéchal
Ed. Física - João Pessoa
                   - Josélia Rodrigues da Silva
Ens. Religioso - Jailson Silva Lopes
Lab. de Informática - Ilana Christine Nóbrega  Medeiros
                                       - Maria Suely Paula da Silva
                                       - Mariêta  Cunha  do Nascimento
                                       

Patrona da Escola


JOSEFA BOTELHO



Nascida em Natal aos 16 de abril de 1889, era filha de José Paulino de Carvalho Botelho e de Maria Marcolina Botelho. Seu Genitor era ferroviário e a família – por tradição – inclinava-se para as letras, artes, música popular e magistério, como foi o caso de Josefa e suas irmãs Helena e Alzira. Josefa e Helena, ainda jovens, concluíram o Curso da Escola Normal de Natal – Turma Pioneira de 1910 – ao lado de intelectuais da época (42), destacando –se, entre eles, professores Luiz Antônio dos Santos Lima e seu irmão, Nestor; Severino Bezerra; Luiz Soares; Anphilóquio Câmara; Beatriz Cortez; Antônio Fagundes; Elcina Fernandes; Judith Bezerra; José Ivo Cavalcanti; Clementino Câmara e Carolina Wanderley, entre outros não menos conhecidos.
Canudo na mão, as irmãs Josefa e Helena, por concurso público, foram nomeadas para exercer o magistério na cidade de Caicó, sendo elas as primeiras professoras formadas, na mencionada cidade, onde permaneceram por vários anos. Lá, desenvolveu Josefa Botelho intensa atividade cultural, procurando envolver a comunidade nas coisas da educação, chegando a ser idolatrada por sua competência, fácil comunicação, temperamento ameno e cordial. Ensinou a várias gerações, o que lhe permitia vibrar com o sucesso profissional dos ex-alunos.
Canguaretama, Ceará-Mirim e Natal receberam-na de braços abertos, tendo lecionado nos respectivos grupos escolarese, na capital, exerceu o magistério nos grupos Augusto Severo, Izabel Gondim e João Tibúrcio. Por onde passou, procurou transmitir aos alunos o que de mais moderno poderia ser consumido na sala de aula usando, talvez, por antecipação, o método áudio-visual, porque utilizava nos ensinamentos relógios de paredes, para ensinar os algarismos romanos, quadros, mapas e tantos outros meios para facilitar a aprendizagem. Foi, na verdade, uma educadora avançada para o seu tempo. Presbiteriana, já naquela época, praticava o ecumenismo, tanto que afilhada do Padre João Maria de Brito, por decisão paterna, professora e amiga do Monsenhor Walfredo Gurgel, por escolha pessoal. O seu protestantismo, ao invés de afastá-la das pessoas de outros cultos religiosos, aproximava-a, como são exemplos os laços de amizade que manteve com o Monsenhor Landim e o Padre Monte.
Já aposentada, continuou a lecionar com vocação sacerdotal, estimulando a todos, estranhos e familiares, preparando-os nas letras e instruindo-os para a vida, sempre utilizando um português escorreito e escrevendo em estilo admirável. Desse elenco de afilhados culturais, inclui-se um sobrinho que exerceu, na Prefeitura de Natal, os cargos de Secretário de Administração, Chefe do Gabinete Civil e Procurador-Geral.
O magistério absorveu tanto, que veio a contrair núpcias com o Português Carlos Cazal, já quarentona. Os dotes maiores de Josefa Botelho, entretanto, foram a bondade, o amor ao próximo, a compreensão e a profunda fé nas coisas divinas. Faleceu lúcida, no Hospital das Clínicas Onofre Lopes, em data de 29 de novembro de 1978, pregando: “Estou preparada para Deus”.

ODÚLIO BOTELHO MEDEIROS